COMO ESTÁ A VIDA ESCOLAR DE SEU(A) FILHO(A)?

15:27

Oi, meninas!!

22/05/14

Hoje gostaria de falar um pouco sobre nossos filhos pequenos e a vida escolar. Você está atenta aos acontecimentos do dia a dia na escola do(a) seu(a) filho(a)? Você tem acompanhado o rendimento dele(a) em relação as atividades dadas em sala de aula, confere e assina todos os dias a agenda escolar? Meninas a cada vez que compareço a uma reunião escolar e converso com as professoras, fico de boca aberta em ouvir que alguns pais não tem ideia do que acontece, não tem interesse em relação ao andamento das coisas na escola, e não tem a mínima consciência das dificuldades que o filho enfrenta no que diz respeito as atividades e comportamento junto aos coleguinhas e funcionários da escola. Não sou a mãe mais perfeita do mundo, claro que não, porém, sempre considerei, que acompanhar a vida dos(as) nossos(as) filhos(as) na escola é incontestável e imprescindível.

Outra coisa que percebo nas reuniões, são aqueles pais que mal chegam, já querem logo assinar a lista de presença e ir embora. Eu sei que as vezes o horário de reunião é complicado, pois é preciso voltar ao trabalho, porém, se é uma reunião, é porque deve-se discutir os assuntos relacionados à criança, sendo assim, tem que haver atenção, não pode ser na correria, é a vida dos nossos filhos e isto deveria nos interessar, ou não?! Pode até parecer que não, mas a criança sente toda esta pressa, e percebe ela está ficando em segundo plano, o que leva a desmotivação em suas atividades escolares.

* Quando for a uma reunião na escola de(a) seu(a) filho(a), esteja presente em todos os sentidos, ouça atentamente o que diz a professora, tire todas suas dúvidas. No final da reunião, é reservado um tempo para que você pergunte sobre seu filho individualmente, faça isso.
* Caso não possa comparecer à reunião, combine com alguém de sua confiança que se disponha a estar lá por você. Peça que esta pessoa anote tudo o que for dito no momento e depois particularmente sobre o desenvolvimento e dificuldades de(a) seu(a) filho(a).



A agenda escolar:
* A agenda é a melhor forma de comunicação entre pais e professores. É através dela que ambas as partes recebem e passam informações sobre o(a) aluno(a). Nem sempre a criança irá lembrar que foi escrito algum bilhete, por isso, todos os dias temos que verificar e assinar o que nos foi enviado pela professora. Dependendo do que foi escrito, converse com a criança sobre o assunto e demonstre seu interesse para que tudo melhore.
* Se necessário, marque um horário com a professora, que seja adequado à sua rotina para tratar das questões relacionadas ao(a) seu(a) filho(a). Pergunte tudo e peça orientações sobre como ajudar a criança a melhorar.

                                                       -A quem interessar-

* Qual o motivo de nossos filhos realizarem suas atividades, se não tiverem para quem mostrar, com quem conversar, de quem receber apoio quando estiverem com dificuldades em aprender? Tudo isso, deve partir de nós -os pais-, para que eles sintam-se motivados a descobrir novas coisas.
* Oriente na lição de casa, explique, mas nunca faça as atividades para ele(a). Ajude-o(a) a perceber todo potencial que ele(a) tem, incentivando a pensar sobre o que lhe foi pedido.
* Reserve pelo menos uma hora por dia, ou por noite, para trabalhar os pontos em que ela esteja precisando de ajuda, seja na escrita ou no comportamento. Coloque isso em primeiro lugar, e tenho certeza que este horário surgirá e este momento, só fará bem para a relação de vocês.
* Olhe os cadernos, elogie, incentive, apoie, demonstre interesse por tudo o que diz respeito a vida escolar de seu(a) filho, com esta atitude os efeitos positivos irão surpreender a todos.
* Pergunte, mesmo que você saiba a resposta, deixe-o(a) falar com a próprias palavras e nunca ignore ou desfaça de algo que ele(a) aprendeu, isto é uma tortura emocional muito grande para um ser tão pequenino.
* Acima de tudo, ame-o(a). Ele(a) precisa de você!
                                           
                                E então, como está a vida escolar de seu filho? Pense sobre isso!






You Might Also Like

0 comentários



Like us on Facebook