O Sono dos Nossos Adolescentes

21:59



Será que nossos filhos adolescentes dormem a quantidade de horas que deveriam para que possam ter qualidade neste período tão importante para todos e principalmente para eles?
Já é comprovado o que nossas mães e avós sempre diziam: dormir bem é importante para o crescimento de crianças e adolescentes. É o momento onde são liberados os hormônios, tais como o GH, o mais importante para os adolescentes. Acontece no primeiro terço da noite e é essencial para o crescimento dos ossos e músculos. Além de ser ótimo para a memória, dormir bem ajuda a amenizar o típico mal humor, uma das principais características desta fase mas é comum o adolescente sentir sono durante o dia. Qual a mãe que nunca ouviu o filho dizer que dormiu na aula? Este ciclo é alterado por conta de toda mudança que está ocorrendo, principalmente no cérebro. Estudos recentes (Neurociência) comprovam que as principais mudanças acontecem no cérebro do adolescente, desencadeando assim todas as outras mudanças. Com a vida moderna e tantas novidades tecnológicas, nossos queridos filhos querem passar a madrugada teclando, mas tudo o que é bom também tem limite pois se não se torna prejudicial. Isso faz com que caia o rendimento escolar e que haja falta de interesse por outras atividades mas o ideal é que durmam de nove horas ou mais de sono por noite pois se isso não acontece o relógio biológico é prejudicado.
Fico com muita pena de acordar meu filho de manhã para ir a escola, porém tenho a sorte dele não dar trabalho para se levantar, apesar de demorar um pouquinho para entender que já está na hora, mas deve ser assim com muitos, sendo que o mal humor impera e antes de pensarmos que é pessoal, devemos entender que eles estão se recuperando de toda a mudança que ocorreu enquanto eles(as) estavam dormindo.
Geralmente os adolescentes ficam mais antenados após as dez da manhã e sentem dificuldade para dormir antes das vinte e duas horas. Devemos evitar sermões e principalmente fazer cobranças logo pela manhã. O que podemos fazer para ajudá-los a aproveitar melhor este período essencial de crescimento é criar no quarto um ambiente agradável, manter os limites com firmeza e muito amor quanto aos horário para desligar TV e computador, dar um leite quente, fazer um carinho (pois os amigos não estão por perto, então ninguém vai pagar mico, pois eles podem até negar mas apesar de toda essa mudança, colo de mãe é sempre muito bom e de pai também, porque não?) Tudo para que eles tenham uma ótima noite de sono, estando preparados para cumprirem seus deveres no dia seguinte, e terem muita disposição para se divertirem, afinal vê-los saudáveis e felizes é o que todas nós queremos.

Até a próxima!

Beijos, Michele.

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook